![]() |
matéria legível aqui |
No Facebook, anda rolando uma matéria da Folha publicada há 7 anos atrás, que fala sobre a grande probabilidade dos pacientes de bariátrica voltarem a engordar!
Apesar da matéria ser superficial, sensacionalista, partidária, manipuladora, desatualizada, incompleta e confusa (ao meu ver). O dado sobre o perigo em um gastroplastizado voltar a engordar é real!
E como venho falando nos últimos dias por aqui, a maior preocupação que tenho é embasada nessa estatística de que faço parte!
Voltar a engordar depois de 2 anos da gastroplastia é o esperado. Os pacientes que fizeram e pessoas que estão interessadas em fazer, são informadas desse processo quando conversam com seu cirurgião e/ou equipe multidisciplinar de gastroplastia. Isso é a primeira coisa que deve estar claro e evidente!
Porem, a engorda saudável fica em torno de 7% a 8% do que foi eliminado no primeiro período do processo.
Ou seja, no meu caso se eu perder 45kg em 2 anos (estamos rezando pra isso!), meu organismo lindo vai conseguir recuperar 4kg, se tudo correr perfeitamente, isso quer dizer:
- Tornei como habito uma alimentação controlada e saudável;
- Sou fiel ao que me propus de nunca mais tomar refrigerante, bebidas prontas e açúcar refinado em demasia;
- Não ser sedentária, encontrar uma maneira agradável e eficiente em botar o corpitcho pra mexer
- E nunca, NUNCA MAIS, me enganar dizendo que não sei como consigo engordar tanto!
Caso contrario, se engordar 10, 20, 30kg do que emagreci na lua de mel (os dois primeiros anos da gastroplastia é um sonho!), isso quer dizer que:
- Estou tão extasiada com a magia dos primeiros meses de emagrecimento, que acho que nunca mais vou engordar e posso tudo!
- Achar que alimentação é comer pouco independente da qualidade, ou seja, posso me entupir de milk shake, bebida alcoólica e super calóricas, que posso comer brigadeiro no lugar do almoço e continuar assaltando a lata de leite condensado na geladeira quando ninguém ta por perto!
- Nem ligar pra ter uma atividade física e que se fizer uma plástica tudo ficará lindo!
- Continuar me tratando como uma criança mimada que não pode sentir vontades.
Essa é a diferença entre pacientes que voltam a engordar e os que apenas recuperam uma pequena porcentagem do peso eliminado na gastroplastia!
O lance é a cabeça, se a cirurgia fosse no miolo tudo ficaria lindo. Mas a cirurgia é apenas uma "coleira" no estômago que se o peão for matuto, vai folga-la na maciota e quando menos esperar, estará comendo tudo e mais um pouco!
É por isso que não me acomodo em meus 64kg, estou bem, estou magra, porém se colocar 8% de engorda, subo para 68kg que é perto de 70kg e que não tenho saudade nenhuma dessa vida de sobre peso!
Estou a partir desse mês, até janeiro próximo, convicta em emagrecer e conquistar minha margem de segurança no peso!
Vou ficar um esqueleto...provavelmente, mas será minha estratégia para ficar no peso sonho que estou hoje, lá no futuro!
Sobre os outros pontos abordados de forma medíocre na matéria, como alcoolismo e queda de cabelo...é de extrema importância o paciente ser acompanhado por um psicólogo e um nutricionista, pelo menos no primeiro ano de gastroplastia. Para ter apoio e orientação e não sofrer com isso! Esse assunto vai ser abordado com mais afinco por aqui em outro post, merecendo a devida atenção que tem!