terça-feira, 12 de março de 2013

Pq pedras na vesícula

Pois bem, de acordo com o que meu cirurgião falou, a vesícula é um reservatório de bile. Essa bile é fabricada no figado e serve para digerir a gordura dos alimentos. Essa bolsinha é acionada quando a alimentação esta mto gordurosa, é como se fosse um remedinho extra de anti acido embutido no nosso aparelho digestivo!
Porém, no caso dos gastroplastizados, essa bolsinha não é muito acionada pela brusca mudança alimentar e longa duração de uma dieta restritiva, e a redução no consumo de agua que muitas vezes ocorre. Como a bile é formada por sais como o bicarbonato, quando não escoada constantemente, ela se solidifica formando os cálculos!
Se essas pedrinhas conseguirem sair através da contração da vesícula, haverá complicações, elas podem entupir o canal da vesícula e até mesmo rompe-lo. Tbm podem migras para o figado ou pâncreas causando um quadro emergencial (nossa, falei bonito!)
Pra não acontecer isso, a melhor solução é a retirada!
Até hoje não senti as famosas crises de dores, porém as vezes sinto dores na região lombar quando fico muito tempo em pé na correria do trabalho, rs eu achava que estava cansada!

Passando por isso, vejo que eu poderia ter evitado esse empedramento insistindo mais no consumo de agua! Por causa do tamanho reduzido do estomago, fica difícil ter paciência para tomar a quantidade adequada! Também não vale bebidas industrializadas, pela quantidade de sódio e açucar que elas tem. Eu cai nessa armadilha, parecia que meu estomago comportava melhor um guaramix do que um copo de agua!

11 comentários:

  1. Falou bonito mesmo amiga, explicou direitinho o que acontece com a gente pós gastro e com a nossa vesicula! Já sabe é super tranquilo é o remédio é retirar o quanto antes, já tem alguma previsão de quando irá fazer a cirurgia???
    beijos,
    Val sleevada

    ResponderExcluir
  2. Oi Selma!
    To chegando agora no teu cantinho, e já dei uma boa lida na tua história! Estás de super parabéns, viu?! Lindona mesmo! Merece muito uma nova viagem à Morro de São Paulo pra aproveitar TUDO dessa vez (sou louca pra conhecer.. já cheguei até Porto Seguro, Arraial e Trancoso, mas ainda não fui à Morro).
    Tô morrendo de medo das pedras na vesícula me pegarem. Me forço a beber agua o dia todinho. Tomara que tenha sorte.
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Selma, já fiz retirada da vesícula e é bem tranquila. Meu marido fez há dois meses.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Eu estou com uma pedrona na vesicula, de 5cm quase...
    mas ainda nao tirei... preciso levar os exames pro cirurgiao etc... enfim...rs

    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  5. Preciso retirar a minha. Eu descobri que tinha os cálculos quando tive uma puta crise, foi horrível.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Guerreirinha amiga, pela primeira vez eu consegui saber o motivo de tanta gente, após a gastroplastia, precisar dessa cirurgia de vesícula. Ainda outro dia, comentando sobre o caso de um colega de trabalho, operado, que precisou da cirurgia de vesícula, eu disse que não sabia o que provocava isso.
    Agora, já sei, obrigada.
    Desejo que logo você se opere e se livre das pedras e dos riscos de uma crise, da movimentação delas etc.
    Eu tirei a vesícula em 1986, quase 30 anos atrás, sei bem o que é uma crise e não desejo a ninguém. Mas a cirurgia hoje em dia é tranquila, por vídeolaparoscopia, com recuperação bem rápida.
    Estou na sua torcida, tá?
    Beijos
    Beth
    http://aconquistablog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Que medo de ter isso! Já marcou a cirurgia?

    ResponderExcluir
  9. Caramba meu que foda isso das pedras, melhoras pra vc e se cuida. Tive um problema com pedra esse ano, mas foi uma que se me teu na minha frente numa trilha de bike, cai e quebrei o braço, passei por cirurgia e fiquei com um placa de "ferro" e oito parafusos...ah essas pedras no caminho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!
      Essa sua pedra foi perigosissima!

      Excluir