quinta-feira, 13 de junho de 2013

dica: cuide de sua vesicula

Quase três meses depois da retirada da vesícula e o que posso dizer...

ME ARREPENDO AMARGAMENTE!

E por isso venho aqui pra dizer, cuide de sua vesícula!
A retirada é inevitável quando se é descoberta as pedras, por isso não tem jeito! Sei de casos de pessoas que morreram por causa das pedrinhas que escaparam da vesícula e migraram dentro do corpo.
A melhor solução é cuidar pra não remediar, e a única arma que o gastroplastizados tem é a ÁGUA! Beba água, mesmo que isso seja difícil (eu sei!) mas insista, tome uma quantidade boa todos os dias, só assim podemos tentar evitar que a vesícula empedre. Para os aspirantes a gastroplastia, que não tem habito de tomar agua (como eu), comece a tomar antes mesmo da cirurgia muita agua, pra criar uma rotina!
Val relatou aqui seu pós cirúrgico como sendo tranquilo, já o meu esta sendo um martírio!Cada organismo com sua reação né, que loucura!!!! 
Nunca pensei que a vesícula fizesse tanta falta!
O transtorno começa em encarar uma cirurgia logo após a gastroplastia, é um porre. Com a retirada da vesícula, o cirurgião coloca uma espécie de clips no lugar dela, que até pouco tempo atrás eu sentia, a sensação é de que esqueceram um palito de picolé dentro da minha barriga!
Ainda continuo com estômago de pato ( comer e correr pro banheiro), principalmente logo após o café da manhã, mas já passei alguns sufocos no trabalho e na rua.
Tive três vezes alucinações, foi a coisa mais bizarra que me aconteceu, nunca viajei tanto. Foi um mix de imagens coloridas e psicodélicas flutuando, com pessoas pipocando em minha frente sem a metade de seus rostos! Uma dessas alucinações eu estava dirigindo, e quase atropelei um cidadão que eu juro, não tinha visto!
O enjoo quando acontece é forte, e crises de cólicas intestinais aumentaram depois da retirada da bendita!
Sem brincadeira....eu estou sofrendo!
 

Agora entendo porque meu cirurgião não quis que eu retirasse a vesícula no dia da bariátrica, as reações podem ser horríveis!
Outra dica é, não caia na besteira de se hidratar com bebidas industrializadas, elas contem muito sódio e ao invés de melhorar, só intensifica o empedramento da vesícula e dos rins!
Essa sem dúvida foi a pior besteira que cometi no meu primeiro ano de gastroplastizada, não bebi agua, não cometam o mesmo erro! 

23 comentários:

  1. Eu sempre gostei muito de agua. De uma epoca achar que eu poderia estar diabetica. Depois da cirurgia eu ficava meio frustrada de não poder dar aqueles goles enormes de antes mas mesmo assim sempre mantive o habito de beber agua. Deve ser por isso então que minha visicula apareceu limpinha no USG de 1 ano. Que continue assim. Não quero tão logo passar por outra cirurgia, exceto as plástica...rs Espero que vc melhore Selminha. Deve ser muito ruim se sentir assim. Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é a prova de que se hidratar faz bem, vc é o exemplo certo!!!
      rs!!!!

      Excluir
    2. oi selma eu fiz esta cirurgia de visicola ms com corte,faz 28 dias e estou me sentindo mal com muita diarreia e so comer e correr para o banheiro com vce foi assim???

      Excluir
    3. Sim, tive diarreia que era só comer pra ir correndo pro banheiro, tbm tive enjoos e colicas intestinais fortissimas!

      Excluir
  2. Ai Selma... que desespero que me deu agora! Nossa! Morro de medo de precisar retirar a vesíluca! Aff...
    Preciso conseguir beber mais água! Tenho tentado me policiar..mas sei que ainda não é o suficiente!]Vou SEMPRE lembrar desse teu post agora!
    bjos, e te cuida!

    ResponderExcluir
  3. Minha experiência é diferente, eu retirei a vesícula há anos atrás e não tive nenhum problema no pós cirúrgico. Recuperação bem rápida. Mas fiquei com sequelas horríveis. Meu marido dizia que encurtaram meu intestino porque era comer e correr para o banheiro. Com isso nem almoçar fora de casa eu podia mais. Só no jantar que a coisa era tranquila. Fiz a gastro tem 1 mês e continuo do mesmo jeito. Até na dieta líquida eu tomava a sopinha e corria para o banheiro. Fiz exames e não deu nada. O médico diz que cada organismo reage de um jeito à falta da vesícula. O jeito é conviver com isso. Mas fiquei assustada com seu relato, nunca ouvi falar das alucinações. Que coisa horrível! Desejo que passe logo! Saúde!!!
    Bjs
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. to nesse esquema Adriana!
      Come e corre!
      E por isso as vezes penso se vale a pena comer algo em certos momentos!
      E quando extrapolo em algum alimento tbm tenho cólicas intestinais horríveis!

      Excluir
    2. Olá queridas!
      Estou com um mês e sete dias que fiz a cirurgia e estou me sentindo ótima, perdi sete quilos e estou com meu intestino normal, só nos primeiros dias que tive diárreia devido falta de orientações médicas em questão a alimentação. Se você comer gordura obviamente irá correndo para o banheiro, é só reeducar a alimentação que tudo ficará nos conformes, sem mais estou satisfeita com minha cirurgia foi tranquila e está até sumindo os três furinhos. Gostei!

      Excluir
  4. Nossa, eu retirei a vesícula há 6 anos e NUNCA mas NUNCA mesmo senti um só sintoma de mal estar ou coisa parecida do que vc tem passado...E olha que pesquisei sobre o assunto, conversei com pessoas que retiraram e jamais ouvi algo parecido . Acredito que vc deveria investigar o que de fato esta acontencendo. JAMAIS, li, ouvi, dizer que se coloca um clips no lugar dela, mesmo porque , a vesícula em si não se tem muita "utilidade"... Realmente o que vc relata é algo novo p/mim, de qualquer maneira, estou solidária à vc, e espero que vc encontre uma solução, pois operamos para melhorar (qualquer tipo de cirurgia) e não criarmos problemas para nossa vida, não é mesmo? Abraços . (LILIAM-MS).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse clips LILIAN, é quando se faz a retirada por cirurgia fechada videolaparoscópica. Esses grampos vão ficar em mim pra sempre!

      Excluir
    2. Olá a oito meses eu fiz ,n a o sinto esse tal clips e fiz por vídeo t b m

      Excluir
  5. Poxa Selminha que chato! Não sabia que estava sofrendo assim após a retirada de vesícula, tomara que isso passe logo!!! Eu realmente hoje não sinto falta da minha vesicula, não mesmo, mas é bom tomar água sempre você está super certa em levantar a bandeira aos aspirantes a gastro. Melhoras minha flor linda!!!
    beijos grandes,
    Val sleevada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Val, não tive sorte!Deveria ter me cuidado pra não ter tirado minha vesícula.Nunca pensei que meu organismo iria sentir tanta falta dela!

      Excluir
  6. Caramba Selma! Eu tirei a minha tem 45 dias e não tive nada do que vc falou. Fiz a cirurgia por video aqui no Canadá, uma semana depois de descobrir as pedras após uma crise de 3 dias de dor e ir parar na emergência do hospital.
    Pra mim a única parte "chata" foi mais relacionada aos cuidados por causa dos pontos, não fazer esforço, dificuldade pra sentar e abaixar, mas nada com relação a ausência da vesícula em sí...

    ResponderExcluir
  7. Sério e assustador!
    Li seu post ontem e nem soube o que comentar... fui dormir e o sono não vinha pq fiquei pensando no seu relato. Achei vc corajosa em contar tudo isso e espero que passe logo. Te desejo boa saúde!
    abs/Liu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fique assustada!
      Esse post não foi pra assustar ninguem, apenas para relatar como foi minha reação com a retirada da vesícula!
      tenho esperança que meu organismo irá se adaptar, nosso corpo é uma maquina!
      bjos

      SÓ DIGO UMA COISA!
      TOME AGUA!

      Excluir
  8. 400 gramas a menos em um mês que se a pessoa passada do peso levar a sério, são quase 5 quilos/por ano e isso dá um tamanho de roupa menor.

    ResponderExcluir
  9. blog sobre Cirurgia Bariátrica
    prof. dr. Eduardo Bastos
    http://eduardo-bastos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Cada organismo reage de formas diferentes, meu pai se operou e com 15 dias já estava comemorando,já meu esposo operou já tem 10 meses, perdeu 15 quilos, sente enjous, diarréia, boca amarga, e não pode comer tudo. E td isso foi esclarecido pelo médico, é raro pessoas terem sintomas assim após a retirada , mas tem, agora ele esta tratando para amenizar esses sintomas. Nada melhor que ter fé...melhoras e boa sorte a todos!! Vamos beber muita água!!

    ResponderExcluir
  11. retirei a visicula e há um ano sofro..... é comer e correr...mesmo com alimentação saudavél.... ouvi dizer que há um remedio..... questran light que é para diabeticos ...mas esse não vendia aqui no brasil e me parece que agora tem...... é tomar 1 mg de manhã que regulariza..... o ruim disso é que ele é muito caro.... vou fazer pedido e vou ver se funciona mesmo....... p q do jeito q tá não posso nem sair de casa...se sair tenho que ficar de jejum o dia todo ou comer e ficar de plantão na porta de algum banheiro..... affffs q situação chata né.

    ResponderExcluir