segunda-feira, 21 de novembro de 2011

falando dela, de novo...


Não adianta, passei a vida toda preocupada com o peso, não seria agora que ficaria sem essa nóia. Nem em pensamento estou achando que com essa cirurgia tudo vai mudar, pelo contrario, vai ser como uma constante coleira para me lembrar sempre de que preciso maneirar na alimentação!
Reconheço que o lance não é no estomago e sim no cabeção aqui, se desse pra fazer uma lobotomia....
Bom, resumindo, estou 24horas preocupada com os passos para a liberação da cirurgia, hoje em plena folga (mais de 13 dias trabalhando sem parar no restaurante), acordei cedão pra fazer mais uma ressonância, agora  do meu pé, logo tenho retorno com o ortopedista que me dará mais um laudo para a minha coleção. Semana que vem, faço o ultimo exame que é o da polissonografia, ai so faltará a consulta com a nutricionista e o retorno com o cirurgião para enfim, mandar essa papelada para o plano de saúde!
Semana passada, participei da minha primeira sessão de terapia em grupo com a psicóloga da equipe. Obrigatoriamente tinha que ter a presença de um parente, foi bom, pois foi uma reunião  para esclarecer duvidas dos pacientes e informar seus familiares de todo o processo inicial do pré e pós cirúrgico. O problema é que uma mãe era contra a cirurgia da filha e começou a falar horrores que serviu de carapuça pra mim! Então, a controlada aqui inflamou, comecei a falar um monte para aquela mãe sobre tudo que a gente sofre, aí a emoção foi me tomando e me engasgando e acabei chorando de nervoso...afff, que papelão! Meu marido teve que me controlar na hora pra eu não explodir e graças ao bom Deus, aquela mãe apesar de tudo, foi compreensiva e não tornou meu desabafo em bate boca...
Pense numa pessoa desequilibrada.......
A reunião seguiu sem mais fortes emoções, foram apontadas todo e qualquer tipo de problema que pode acontecer depois dessa cirurgia, os riscos, as restrições, flacidez, cicatriz, recuperação, dor, investimento em remédios, os problemas que acontecem se não tiver um acompanhamento psicológico adequado...Tanta coisa, mas tanta que comecei a pensar na possibilidade de deixar pra lá esse lance de me operar.
Não vo mentir, lendo o "contrato" da cirurgia com todos aqueles riscos e depois essas informações + o descontrole básico que tive, encontrei uma forma de emagrecer que nunca havia utilizado, que é justamente cuidar da cabeça!
Pensei muito nesses dias, comecei a enxergar os problemas que carrego desde minha infância, aceitei finalmente que é imperioso a ajuda de um psiquiatra pra me organizar. Fazendo a cirurgia ou não....minha cabeça precisa ficar saudável!
Aí o medo passou, e hoje volto com a mesma sede de ver essa temporada acabar para iniciar outra!
Rumo ao Sleeve! 
mais uma foto atual

14 comentários:

  1. Selma meu bem, a gente não precisa de psiquiatra, mas sim de terapeuta especializado em transtornos alimentares.

    estou com uma "santa" desde maio e muita coisa já melhorou na minha vida.

    Contrato de cirurgia odontológica tem tudo que tem em um contrato de redução de estomago (exagero meu!). É praxe!

    Torço por vc, torço para que esta angústia de se olhar no espelho e não se reconhecer acabe logo
    (não sei se é assim que vc se sente, mas com certeza eu me sinto assim)

    beijão

    ResponderExcluir
  2. Selminha, normal o que vc está passando !! com certeza muita gente fica na dúvida quanto a cirurgia, e acho super válido, mesmo antes da cirurgia e também depois, ser acompanhado por um terapeuta especialista, vc está no caminho certo !!

    bjosss

    ResponderExcluir
  3. Que foto linda !
    =)

    Selminha, acho que é normal essa angústia antes de operar ... Eu passei por isso ... Fiquei amuada, quieta, chorona ... Toda vez que eu ia na psicóloga do pré operatório era um rio de lágrimas sem fim ... Não é fácil tomar a decisão de decepar um pedaço de um órgão saudável ... Fora os riscos ...
    Meu médico também me deu um documento para assinar com todos os riscos ... Parei de ler na metade senão ia arregar. Foda ! Pensei positivo e fui em frente ! As chances de acontecer algo com alguém como nós, novas, saudáveis, sem problemas cardíacos é bem menor ...

    Se vc acha que precisa, faça sim acompanhamento, é uma delícia ! Eu fiz terapia com uma psicóloga especializada em transtornos alimentares, foi maravilhoso, resolveu um bando de coisas, mas não me ajudou a emagrecer ...

    Cada um é de um jeito né ?

    Beijãoooooooooo

    ResponderExcluir
  4. Selminha, eu te entendo perfeitamente.
    Ainda não parti para a cirurgia, justamente por saber que é a minha cabeça a culpada por tudo. E sei que, do jeito que me comporto, mesmo operada eu não iria ter sucesso.
    Mas por enquanto também não sinto vontade de cuidar da mente...por isso só reclamo, como e não faço nada prá mudar a minha situação...rs
    Estou torcendo para que dê tudo certo nesse seu processo, viu?
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  5. É essencial cuidar da cabeça, mas pelo que vejo em todos os blogs de gente que operou até hoje não vi ninguem que se arrependeu mesmo com todos os riscos e consequencias ,as historias de sucesso são maiores que as historias de fracasso ,conheço tambem pessoas que operam e voltaram a engordar porque não resolveram o problema da compulsão alimentar .Mas tenho certeza que qualquer que seja sua decisão vai dar tudo certo vc é determinada saiu da sua cidade veio pra Salvador tentar uma nova profissao isso não é pra qualquer um não garota,acompanho seu blog a um tempão e te admiro muito ,torcendo por vc um beijão !!!!

    ResponderExcluir
  6. Nossa Selma nem sabia que vc queria fazer a cirurgia! Parabéns pela iniciativa de querer mudar...e vc está certa! Tem que mudar a cabeça, a cirurgia é só uma ferramenta que vai te ajudar nos primeiros meses...depois depende dos seus hábitos...por isso tem gente que volta a engordar!
    Se cuida e de noticias
    bjs
    Lilith

    ResponderExcluir
  7. Selma, onde vai operar? E a foto tá ótima!! a sombra slim total..rs...

    Minha mãe foi contra e ficou sem falar comigo 2 meses após eu operar! Mas meu marido sempre apoiou e isso foi o principal!

    Boa sorte querida!!! Um beijo imenso!

    ResponderExcluir
  8. Com ou sem cirurgia, SEMPRE precisamos controlar alimentação!

    ResponderExcluir
  9. Selma, se te ajuda, depois que operei parece que fiz uma lavagem cerebral, sério!Perdi completamente aquela gana incontrolavel por comida e sobre a suas perguntas no meu blog, respondo que não desenvolvi nenhuma coisa daquela (compulsões), continuo a mesma porém com muita vaidade, muito amor proprio e muita alegria!
    Seja abusada, ousada e corra atrás dos seus sonhos amiga só assim provará o sabor delicioso da vitória!!!
    beijos enormes de sua sempre amiga,
    Val sleevada
    http://conquistandoopesoideal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Selma te citei no meu post hoje!!!!beijos linda!

    ResponderExcluir
  11. Psquiatra e psicologo são FUNDAMENTASI na caminha pré e po´s operatorio!!! Tenho quase 3 anos de operada, estou cada vez mais feliz, mais são 3 anos entre emagrecimento e plásticas e muuuitos gastos, é tanto remédio que nem sei falar, mais se é seu sonho, corra a tra´s, naquela época era meu sonho fiquei quase um anao batalhando com meu plano para me operar, e apesar das dificuldades, valeu a pena, faria tudo novamente... Estou aqui, se precisar de mim para qualquer coisa, pode contar comigo, viu ? Bjs

    ResponderExcluir
  12. Selminha, essas preocupações fazem parte, acho eu. Afinal, é um novo caminho, que requer bastante coisa e exigirá, sim, de você, a execução da parte que lhe cabe. E aí, é importante trabalhar a cabecinha, já que é ela que conduz a gente a atitudes que são tão contrárias, muitas vezes, ao que sabemos que é adequado, ao que devemos etc.
    Mas use isso a seu favor, para se preparar bem e não para ficar ansiosa, minha querida.
    Vi que leu o post da Valquíria, que com tanta clareza expõe esse processo como ele é, e mostra que está vitoriosa porque se apropriou da sua responsabilidade, a cabecinha encaixada, enfim. Você poderá e vai conseguir também viu?
    Beijos, estou sempre na sua torcida.
    Beth
    Beth
    http://aconquistablog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Selma!!!

    saiba que te apoio e encorajo muito à cirurgia.
    dificuldades sempre teremos na vida, em qualquer circunstância...
    vai ser muito bom ter um acompanhamento psicológico ou mesmo psiquiátrico para entender o que se passa com a cabeça, e isso, todos nós deveríamos considerar em fazer...
    mas o mais importante é vc fazer o que seu coração mandar, e enfrentar o medo pois esse, não nos impulsiona para a frente.
    se inspire em histórias de sucesso como da Valzinha e bota a cara. Vai dar tudo certo!

    beijussss

    ResponderExcluir
  14. Oi Selma!

    Acompanho teu blog há algum tempo... Desde o tempo de "a batalha", mas acho que nunca comentei. Tenho blog desde abril.

    Sabe que no meu caso, a cirurgia não é opção. Esse ano decidi encarar essa questão da obesidade e estou tratando o que me leva a comer, a ansiedade!

    Não tinha comorbidades, mas me limitei bastante! Não sou contra quem faz, até pq cada um tem uma história e deve lidar como acha melhor! Sigo e converso com várias gurias que operaram, até pq os dilemas são praticamente os mesmos.

    Hoje vejo que minha cabeça que comanda o espetáculo e tratar ela me ajudou muito!

    Torço por ti, independente da decisão ;)

    beijos*

    ResponderExcluir