quarta-feira, 7 de março de 2012

A estratégia de se ter um plano de saúde

Quando comecei a procurar um plano de saúde decente fui com um pensamento na cabeça,

MINHA GASTROPLASTIA!
Até então, sempre tive um plano de saúde meia boca, bem baratinho mas sem muito a oferecer, os médicos eram poucos e certos exames nem tinha cobertura. 
Dessa vez, optei por coisas que  estava pensando em usufruir quando estivesse para fazer a bariátrica. Queria o melhor que o plano pudesse oferecer ( nacional, apartamento, melhores hospitais, clinicas e sem restrições para qualquer tipo de exames). Dos vários planos tops que pesquisei, achei o SULAMERICA o que oferecia melhor custo beneficio para minha idade e necessidades. Fechei negócio com um corretor e sabendo de minhas intenções, ele me deu a possibilidade de fazer em convenio com a federação dos empregados do estado da Bahia, que reduziu pela metade as carências.
Iniciei o pagamento em outubro de 2010 e minha cirurgia foi em janeiro de 2012, ou seja, paguei 16 meses um total de mais ou menos 4.000 dinheiros, e tive cobertura total da minha cirurgia e internação e de todos os meus exames pré operatórios até os mais caros ( teve exames de 500 a 800 dinheiros).
Eu sei que muitas vezes a decisão de se operar é a ultima coisa que a gente pensa pra resolver esse problema que é a obesidade. É como a gota d'água, assim fica quase que impossível ter sangue frio pra aguentar os incômodos de ter quilos e mais quilos pra sustentar por 1 ou 2 anos esperando as carências do plano vencerem. Mas vejo que ter essa paciência toda é até uma forma para se preparar melhor pra essa decisão tão radical.
Dá tempo para procurar e visitar os melhores médicos, fazer pesquisas a respeito das técnicas, acompanhar resultados de outras pessoas que fizeram a bariátrica e que dividem seus relatos por blogs e sites sociais. Iniciar (porque não) um preparamento físico pra não ter tanta flacidez depois do emagrecimento (musculação leve só para dar mais saúde aos músculos). Se familiarizar com as diversas dietas que seguimos para reabilitar o novo estomago.
Esses 16 meses de espera passaram voando, e desse tempo, 4 meses foram só para o processo pré operatório, pois as agendas de médicos e exames nunca se encaixam. 
Hoje em dia um médico não cobra menos que 20.000 só a cirurgia no particular, sem contar anestesista, hospital, internação 
Eu escolhi o plano mais caro, até porque eu tenho pavor a hospitais, nunca fui se quer internada pra tomar soro na veia ou fazer inalação e quando decidi fazer a cirurgia queria que nada fosse traumático pra mim. Mas mesmo com essa opção, a diferença do investimento é imensa, imagine se eu decidisse por um plano mais básico!
Foi meio apertado pagar os boletos, com um salario de auxiliar de cozinheiro não da pra muita coisa, mas consegui e vejo que não foi tão ruim assim! Na verdade, foi a melhor coisa que fiz! E quando eu não conseguia pagar na data eu recorria a este site que fez milagre em meu orçamento durante esses meses de vacas magras pra pagar o plano.
Apesar da dorzinha de cabeça que passei pra liberarem minha cirurgia (ah vai,nem chegou a isso), pretendo ficar com esse plano por mais 2 anos, até eu ter meu filho, ai então mudarei ele para um mais básico apenas para fazer exames de rotina.
Sabendo lidar com esses planos mimadinhos temperamentais, no final é uma ótima estratégia para se fazer essa cirurgia!
 

4 comentários:

  1. Plano de saúde é um troço caro, mas não tem como ficar sem ... Principalmente a gente depois da cirurgia, estamos sujeitas a complicações e surpresinhas ...

    Sai mesmo mais barato ter um do que fazer particular ...

    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Selma!
    Adorei o "dinheiros"!
    O plano é algo muito importante...eu penso em sair da empresa, mas meu plano é mara! Daí penso nesse período de recuperação, não posso ficar com um plano meia boca...
    Quero um bebê também...acho que preciso pensar como você, e esperar mais mais mais.

    BEijos.

    ResponderExcluir
  3. Selma te acho tão cabeça, tão inteligente, tão objetiva, é gostoso demais te ler!
    beijos no coração sua linda!
    Val sleevada
    http://conquistandoopesoideal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parabens guerreira
    realmente temos que lutar para ter o melhor
    saude n se brinca e o pior e ficar na mão num momento dificil
    não da pra arriscar

    ResponderExcluir