quinta-feira, 3 de maio de 2012

é questão de peso ou de aprendizagem?

Na leitura diária dos blogs sobre cirurgia bariátrica uma das coisas que eu fico pensando é no valor que cada médico dá para os resultados de seus pacientes...
E engraçado que a maioria não é da mesmo forma como meu cirurgião e a equipe que me acompanha faz!
A perda de peso é o menor fator focado em minhas consultas mensais.
Na psicologa a primeira coisa que ela quer saber é como anda minha cabeça, meu comportamento, se estou bem psicologicamente. A preocupação de desenvolver algum outro vicio é bem forte, então se trabalha muito essas sessões de divã mesmo pra saber o que ta acontecendo no meu dia a dia. 
Depois disso, vem a nutricionista pra querer saber como anda minha alimentação, se estou me nutrindo bem, se estou seguindo a dieta e tomando meus suplementos, e sobre atividade física. Os vacilos são monitorados pois a maior preocupação é com relação a cicatrização de meu estomago. Não me liberaram ainda alimentos como fritura, carnes grelhadas (com relação a fibra ser mais consistente), pimenta, café, condimentos fortes, azeite de dendê, refrigerantes e nem bebidas alcoólicas, por acharem que é muito cedo pro meu estomago aguentar antes de uma cicatrização completa que se dará depois de 6 meses da cirurgia.
Peso, só verificam para registrar em nosso prontuário e nada mais!
O argumento de todos por lá é sempre o mesmo, "Você terá 2 anos pra emagrecer, então não se preocupe isso vai acontecer!"
Particularmente, acho ótimo por que é um aprendizado, se desvincula a importância do peso menor para se focar na saúde e na adesão de novos hábitos. E isso é o que importa na real!
Para quem sofre de compulsão alimentar (como eu), encarar a operação como tabua salvadora é a maior furada, tem que encarar como ferramenta e aprender com ela nesse curto espaço de tempo que temos para emagrecer!
Temos que focar muito para arrancar de nós o "eu sabotador" que bota tudo a perder em questão de instantes. Atenuar o máximo possível a preguiça de se fazer um exercício físico, para que a manutenção sempre seja positiva. Pode ser que não sofremos nada por agora, somos jovens, mas ninguém sabe ao certo como será nossa vida com 40, 50 e 60 anos depois de uma cirurgia dessas que diminui drasticamente a ingestão de nutrientes em nosso organismo!
Tudo é uma questão de somatização, nosso corpo é uma maquina perfeita e aguenta o tranco muito bem por um tempo absurdo! Mas sem dar a devida assistencia vai chega uma hora que sem avisar ele simplesmente pára com uma explosão, ai só restará caixão e vela!
Nós gastroplastizadas tbm podemos sofrer com isso, principalmente por falta de calcio, ferro, vitaminas...temos que ter atenção dobrada pra não sofrermos com anemias perda óssea e muscular! 
Um corpo magro nunca foi sinonimo de saúde também!

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOSSA!!!
      Fiquei curiosa agora pra saber o que vc escreveu!

      Excluir
  2. Posso agradecer, pq meus médicos são como os seus, eles focam a saúde, e o peso nem entra no jogo.

    É isso aí flor, simbora lutando a cada dia
    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu post. Nos dá uma chacoalhada e nos tras para o mundo real. Tenho 7 meses de cirurgia e quero assim como você, focar na saude. Apesar de sermos muito cobradas na parte estética, estou presando muito cuidar da alimentação.
    Parabéns...
    Queria até divulgar isso em um grupo no face.... serviria muito de incentivo para as pessoas de gastro...
    Paula de Belo Horizonte
    paulasamanny@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, adorei o seu post!

    Sempre que posso acompanho seu blog, bjs!

    Clara
    http://xoxg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. selminha, vc tem sorte de ter uma equipe medica assim. a minha equipe, rai ai..totalmente furada...nao frequento há muitissimo tempo, nutri ou psico. é por minha conta e risco.

    bjs e continue nesse ritmo!

    ResponderExcluir
  6. Nem todos tem a sorte de ter uma equipe médica como a sua. Mas pelo que leio, a maioria acaba se conscientizando por conta própria da necessidade de mudança de comportamento para obter, antes de mais nada, saúde.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. É isso aí, saúde em primeirissimo lugar!
    Mil Beijos

    ResponderExcluir
  8. Muita gente acha que a cirurgia é o caminho mais fácil para emagrecer. Dois equívocos: ela não é apenas para emagrecer, serve para se redescobrir e definitivamente não é um caminho fácil. Que bom que você conta com uma equipe tão bacana para te ajudar...

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Selma vc esta muito bem assistida pela sua equipe médica e está muito focada na sua saúde isso é ótimo, parabéns mesmo!!!
    beijos
    Val sleevada

    ResponderExcluir
  10. Nem todos tem essa sorte, infelizmente, não é mesmo? E por outro lado seu post é ótimo pra demonstrar que as coisas não são tão fáceis assim... Adorei! Uma linda semana pra vc! Um bjo

    ResponderExcluir