segunda-feira, 25 de março de 2013

Relembrando meu pós cirurgico

Este post vai para Patty:

 
Sempre tive medo de fazer uma cirurgia!
Em minhas conversas com Deus, rezava pra Ele me proteger, e nunca precisar cair na faca! Sempre achei essa idéia de cirurgia bizarra pra mim! Me sujeitar a uma gastroplastia, era o fim! 
Nunca aceitei que essa seria a ultima alternativa para curar meu problema com o peso, imagine...mexer com meu intestino...JAMAIS! E depois o fato de ficar dependente de suplementos vitamínicos e outros remédios, não era meu perfil. Nunca fui assídua em tomar remédio corriqueiros, imagine depender deles...
Minha idéia mudou quando conheci o SLEEVE! 
Técnica simples, menos invasiva, sem maiores complicações e ,olha que maravilha, não precisa ficar tomando remédios a vida toda!
Pesquisei pra caramba, acompanhei blogs de algumas meninas que fizeram e falei  - TO DENTRO!
Minha obrigação nessa época era era achar o melhor médico para me ajudar nesse processo, e encontrei depois de ter pesquisado mto!
Ele fez seu trabalho perfeitamente, agora to fazendo o meu!
O pós cirúrgico é a etapa mais critica do processo, vc tem que estar preparada pra passar dias só tomando liquido, e os remédios tem que ser masserados e tem o lance das injeções diárias (elas não doem, mas é uma pressão psicológica imensa). 
Na adaptação, tem que se ter mta calma e paciência, pois os primeiros alimentos caem como  pedra no estomago e passar mal é corriqueiro. Ou seja, desde o inicio essa cirurgia atinge imediatamente o psicológico e se estiver preparada, pode ter certeza...será um sucesso!
Aos poucos o organismo vai acostumando, no inicio é até engraçado se deparar com a quantidade de comida no prato. Mas com o tempo, comer vai se tornando algo mais despreocupante, e isso não demora!
O estomago estará bem cicatrizado em 6 meses e esse tempo passa voando, nesse período será como um ritual, um periodo de auto descobrimento e cada passo terá um grande valor!
Além do acompanhamento nutricional, é importantissimo o acompanhamento psicológico, principalmente nos primeiros meses de cirurgia, é a fase mais frágil! Normalmente o ccirurgião trabalha com uma equipe multidiciplinar onde ocorre reuniões em grupo e isso é muito bom saber que não esta só!
Já completei 1 ano e 2 meses de cirurgia, minha alimentação não é exemplar e os remédios larguei a mais de 9 meses (levei um puxão de orelhas do meu médico por causa disso). Porem, de acordo com os exames que fiz agora, estou super saudável! Meu estomago não aumentou nem um milimetro...a única coisa que aconteceu foi a vesícula que empedrou e acho que poderia ter evitado se tomasse mais agua.

Não quero banalizar a gastroplastia, é uma cirurgia complexa e envolve todos os riscos que um procedimento desses carrega (anestesia, infecção, hernias...). E na hora que você tem que fazer a sua parte o compromisso tem que ser 100%! Ta aí em nosso cotidiano varias informações de  casos de pacientes que não seguiram as recomendações e morreram por comer de mais logo após a cirurgia! Eu vi de perto o sofrimento de uma família que perdeu a filha por ela não ter se cuidado logo após a gastroplastia que fez!

Temos que ter muita responsabilidade!
Essa é a segurança!



7 comentários:

  1. Muito bom o seu post. Retrata exatamente o que estou vivendo no momento!

    ResponderExcluir
  2. Bom, se eu continuar assim até set/2014 vou considerar fazer a cirurgia.

    ResponderExcluir
  3. eu tbm estou vivendo isso agora dia 29 faço 1 ano e pensa em uma pessoa feliz,

    ResponderExcluir
  4. É verdade, a responsabilidade é nossa. A vida também e não podemos transferir a responsabilidade de nossos atos para outras pessoas.Ter consciência do que queremos prá nossa vida e partir pro abraço.
    Adorei seu post. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Post bem interessante pra mim, tenho vontade... mas tenho medo. É um caso pra pensar.... e muito.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Selma. Seu blog é uma inspiração pra mim.
    É uma luta, eu sei... Foi bom saber de tudo o que vc postou. Realmente não estou preparada.

    Sucesso pra vc !

    Patty

    ResponderExcluir
  7. Selminha, que post bacana! É muito importante um depoimento assim, que fala abertamente, sem floreios, do que envolve a cirurgia. O que é bacana, o que pode incomodar, os riscos etc. Muita gente, infelizmente, a banaliza sim. Pinta um quadro que, quem pesquisa ou tem amigos, familiares etc. operados sabe, pode iludir o próximo. Quem opera não pode se eximir dos cuidados, atenção, esforços que são requeridos de quem opta por emagrecer sem a cirurgia. Tem sim que se reeducar, tem sim que mudar a cabeça que não passou por cirurgia, é a pessoa que tem que operar mudanças na forma de pensar, é importante entender que não há milagre. Há um caminho, que deve ser enfrentado com lucidez, e todos tem a sua parte. O sucesso depende também disso. Já vi muita gente malograr porque operou e não se comprometeu com o seu quinhão de responsabilidade. Mas sei de pessoas muito bem sucedidas, que estão felizes, saudáveis, porque foram e são conscientes, responsáveis, bem orientadas.
    Parabéns querida.
    Feliz Páscoa!
    Beth
    http://aconquistablog.wordpress.com

    ResponderExcluir