sexta-feira, 12 de abril de 2013

fazer ou não fazer a gastroplastia?

Ultimamente vejo uma pequena movimentação nos comentários de posts antigos aqui no blog. O que me chama atenção são pessoas contra a cirurgia bariátrica.
Pois bem, achei no direito de me expressar também a respeito desse assunto!
E resumindo, tem que se ter RESPONSABILIDADE!

A obesidade é algo sério e muita gente ainda não se tocou e continua tapando o sol com a peneira. Assim como a dieta da moda não será a solução para a causa, a cirurgia bariátrica tbm não resolverá o problema!
Temos que tratar esta doença de acordo com a gravidade que ela tem!
Não podemos mais nos enganarmos, o tratamento é complexo, gradual e permanente!

Complexo por que envolve muita coisa além do "é só fechar a boca". É  o bater de frente com os hábitos que a pessoa carrega desde sua infância. É a luta contra os vilões da vida moderna e dos fantasmas mentais como ansiedade e frustrações.

Gradual por que o corpo não responde imediatamente a um estimulo comparado ao de  escaces. Para ele, isso é sinal do principal perigo que ele combateu por milênios e nos tornou essa máquina de reservar energia!

Permanente por que estando uma vez obeso, o corpo nunca esquecerá da bonança que é estar nesse patamar desregrado.

Isso tanto vale para as pessoas que não encaram uma gastroplastia, como tbm, para as pessoas que fizeram a cirurgia! Sim, por que a lua de mel com o emagrecimento é só por 2 anos após a cirurgia, depois disso o ganho de peso volta sem modestia nenhuma se não cuidar!

Já lutei por vários anos sozinha contra a obesidade, hoje reconheço que foi de forma errada e que me fez desistir e partir para a gastroplastia afim de resolver o efeito sanfona que vivia. Sei perfeitamente das frustrações, das tristezas e dificuldades que a obesidade traz e não menosprezo a decisão de ninguém sobre a forma como quer resolver este problema.
Com IMC de 40 a obesidade estava mesmo me definhando. Com responsabilidade, então, escolhi a melhor técnica de gastroplastia de acordo com meu perfil e com responsabilidade escolhi o melhor cirurgião e sua equipe para me ajudar neste processo. Com responsabilidade, me cuidei no pós operatório  e agora, com grande responsabilidade, estou tentando mudar meus hábitos antes de completar 2 anos de cirurgia para ter forçar e não voltar a engordar.
Nessa jornada, me deparei com muitas pessoas contra cirurgia. Respeito suas opiniões e experiências, mas isso não intimidou a decisão, e me fez ter mais responsabilidade no que estava prestes a fazer com minha vida. Tbm não concordo em me sujeitar a uma cirurgia para resolver um problema e com ela criar outro, isso é um absurdo. Por isso, mais uma vez repito, tudo é questão de RESPONSABILIDADE! Saber exatamente aonde pisar e ir convicta de que fez a escolha certa, essa é a formula do sucesso!
Mais uma vez aviso, não quero fazer apologia a cirurgia. Porém se esse é o caminho escolhido, que seja de forma madura e responsável!


6 comentários:

  1. A decisão certa tem de vir acompanhada de responsabilidade, conscientização, conhecimento e aceitação. Como tudo na vida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi não vou dar opinião. vá no meu blog e veja minhas fotos. emagreci quase 70 kg com a cirurgia a 6 anos atrás!!! faça e verá a vida como será mais feliz!!! fique com Deus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ???
      mas eu fiz a cirurgia!
      6 anos de cirurgia!!!oba, vou conferir pq preciso ver casos antigos de gastroplastia

      Excluir
  3. Hoje sei que a melhor escolha que fiz foi essa. Mas agora, com uma ano e um mês de cirurgia as batalhas são outras. Dai que cansei de ser "Anonima" na blogosfera e fiz meu blog. Principalmente pra me ajudar a eliminar os kg que ainda desejo e que agora são tão mais dificeis. Passa lá Selminha. E sejamos felizes sempre em nossas escolhas. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Selma, concordo com vc, cada um sabe onde dói a pedra do seu sapato.
    Tem que ter responsabilidade e coragem!
    Sim, muita coragem! Pois é uma ferramenta, a luta contra a obesidade não pára na cirurgia, é pra sempre. Eu não tenho coragem, faria se fosse o último caso, se nada desse certo. Por isso continuo na peleja com a RA, pois aos poucos eu vou chegando onde eu quero. Mas se mesmo com a RA eu não emagrecesse nadinha, eu pensaria sim na cirurgia.E RESPEITO a opção de cada um, pois cada um é quem sabe das suas dores e seus limites.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  5. Você sabe que vendo as suas fotos lá em cima - linda por sinal-, vendo aquele artigo de jornal que não sei quantos % voltam a engordar depois da bariátrica, aquele monte de post sobre o SLEEVE....pensei em te fazer esta pergunta!, quero dizer...pelo jeito você faria de novo, não faria?!?!? Se vc pudesse voltar no tempo vc faria de novo? Vc se arrepende de alguma coisa em relação a bariátrica?
    bjos
    Quel
    http://thins.zip.net/

    ResponderExcluir