terça-feira, 28 de setembro de 2010

São Cosme e São Damião

Dia 27 de setembro é comemorado o dia de São Cosme e São Damião e é em Salvador onde vejo mais festa em homenagem a esses dois santos! E como aqui é a terra do sincretismo religioso catolicismo & candomblé os santos protetores dos gêmeos, médicos e farmacêuticos são associados aos filhos gêmeos de Xangô e Inansã os orichá ibeji protetores do parto duplo e que agilizam qualquer pedido em troca de doces!


Pela tradição nessa terra onde se mistura as religiões, nesse dia se faz um carurú pra santo. A familia que pratica essa oferenda, abre sua casa para todos que quiserem comer a vontade um carurú completo com docinhos no final, para essa comemoração as crianças são convidados VIP e como manda o protocolo, 7 delas são convidadas a comerem primero que todo mundo e ganham uma camiseta azul com a imagem dos santos! Porque isso? Novamente para representar alem dos gêmeos os outros filhos de Xangô com Inansã, no total de 7 irmãos.

as crianças


E ontem foi minha primeira participação de um carurú pra santo! Fiquei totalmente constrangida em entrar na casa de uma pessoa que nunca vi na vida, não tenho costume nenhum, em qualquer festa quando entramos sem sermos convidado somos os INSUPORTAVEIS PENETRAS. Mas nesse caso, foi surreal pra mim, fui bem vindas e me trataram super bem como se eu fosse amiga deles. E depois que as crianças que entraram comigo foram servidas, me deram um prato com varias mini porções tinha o carurú, vatapá, acarajé, abará, feijão fradinho, feijão preto, farinha, arroz branco, milho branco, xinxin de frango, pipoca, banana da terra, cocada mole e um saquinho de balas e pirulito....WOWWWW!!!


meu pratinho

No final, no meio da criançada brincando de barriguinha cheia e com balas na mão, gradecemos a prenda e somos convidados para o proximo ano....

A decoração
Adorei a experiencia!!!!
Uma comemoraçao onde o foco é a criança a educação em dar, receber e agradecer é muito mais prazeroso de se ver do que uma comemoração onde o dar é na base da ameaça do enlatado empurrado guela a baixo do "doces ou travessuras"


Feliz dia de São Cosme e São Damião!


7 comentários:

  1. Oi Selma, eu sou baiana, atualmente morando no Paraná.
    Sempre tenho entrado no seu blog, para dar uma espiadinha nessa sua experiência de morar em SSA.
    Esse seu texto sobre a festa de Cosme e Damião, é muito interessante, mostra uma realidade tão particular do povo baiano. Essa hospitalidade dessa gente é realmente fantástica.
    Parabéns pelo texto, espero que as pessoas que nunca tiveram o prazer de vivenciar, pelo menos imagine como é. rs.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. ♥ Oi Selma. Esvava com saudades de visitar seu blog! Já anotei seu novo endereço. Espero que vc esteja bem. BjsssSuh

    ResponderExcluir
  3. Selma, não reconheci nada que tem nesse prato !!! rsrs

    ResponderExcluir
  4. Eu cresci tendo profundo carinho, respeito e fé em Cosme e Damião (como sempre falei desde menininha). E quando criança, meu pai sempre me levava no dia 27 de setembro na casa de uma prima dele, aqui mesmo no RJ, onde havia festa o dia inteiro, com muitos doces, balas, guaraná e groselha, muita criança e à tarde ela distribuía para a vizinhança (tinha uma fila enorme na porta da casa) os saquinhos de doces.
    No final da tarde havia uma sessão muito especial.
    Boa lembrança. Saudade.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. não ganhei nenhum docinho...snif, snif...

    ResponderExcluir
  6. Oi,Selma!
    Menina, acredita que na cidade que eu estou não comemoram não vi ninguém distribuir doces para as crianças, moro no interior de são Paulo, mas vim do Rio e lá se comemora.
    Tem sorteio lá no blog, depois vai lá participar.
    Beijos,
    Re

    ResponderExcluir
  7. olá!
    vim retribuir a visita!!

    Menina, que delícia esse blog hein?! adorei! parabéns!

    beijos

    ResponderExcluir