terça-feira, 7 de dezembro de 2010

melhor que cozinhar é quando alguem cozinha pra gente!

Acordar cedão no domingo pra ir a feira de São Joaquim comprar camarão seco!
Esse lugar é magico, com certeza me apaixonei pela feira desde a primeira vez que a visitei!Quando se chega, parece que transpasso do mundo real para as paisagens que Pierre Verger gostava de registrar de Salvador...tudo alí é itenso, os odores fortes das oferendas para se comprar, misturado as palhas, galinhas, carne salgada, camarão defumado, suor, coentro...... a quantidade de gente, a mistura da classe média com a pobreza...a beleza da pele negra...o barulho, a luz, a cor....tudo tão baiano tudo tão encantador!
A beleza do caos, de forma tão viceral que atrai a atenção e, muitas vezes, repudia os que são acostumados as linhas simétricas e a sensação termica do ar condicionado dos shopping center da vida....é assim que a tradicional feira de São Joaquim recebe seus visitantes, de portas abertas a qualquer critica!
Seja pela fotografia, pelos preços baixos, pelos produtos tipicos da bahia ou artesanato, vale muito a pena ir até lá para se ter seu proprio ponto de vista!
entrada da feira
camarões



pimenta de cheiro


melões e azeite de dendê


o banquete que o namorado fez: escabeche, mariscada,arrumadinho e farofa de dendê
a galeria do bozó

4 comentários:

  1. caraca, aquilo é um melão ? enooorme !!!

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh !!!! pede para ele cozinhar qdo eu for aí...rsrs...fiquei morrendo de vontade !!!!

    ResponderExcluir
  3. Escabeche eu adoro. Farofa de dendê, idem. Mariscada não gosto não. E arrumadinho, não sei o que é. Mas que ficou tudo bonito e com cara de gostoso, isso ficou!
    Até deu uma roncadinha aqui na barriga, fora de hora! rs
    Eu vou de vez em quando a Salvador, a trabalho. Mas na Feira de S. Joaquim só fui há quase 30 anos, na primeira vez que estive na cidade. Lembro que comprei umas carambolas lindíssimas, apetitosas, grandes, para trazer para casa no RJ. Esqueci tudo na geladeira do quarto do hotel... aliás, nem era hotel, era a colônia de férias do SESC, onde fiquei na época, na Praia de Piatã.
    Até hoje eu lembro das benditas carambolas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ô, delícia!
    Você não quer mais nada da vida, né amiga?rs
    Fiquei aqui imaginando a sua cara dizendo pro namorido: "Ô,meu rei...tá tudo uma délicia!". Hahaha!
    Fiquei com vontade de conhecer essa feira...

    Beijão!

    ResponderExcluir