terça-feira, 18 de outubro de 2011

Amada Bahia

Chorei, chorei muito quando me vi ali, naquela poltrona de cinema vendo o final de mais um filme que botei em minha pequena coleção dos melhores que já assisti!
Claro que em 102 minutos não é tempo suficiente para mostrar a complexidade de um romance que se tem vários personagens riquíssimos, cenas tão detalhadas com entrelinhas políticas e denuncias sociais que Jorge Amado trazia de forma excepcional em seus livros .O filme, com certeza, fez sua parte muito bem.
A estória de Capitães da Areia passa na Bahia da década de 30, retratando uma vida que ainda persiste em pleno século XXI. Meninos no abandono social, que se unem para sobreviver e apesar de uma vida na marginalidade, o grupo dispõe de regras e condutas para dar ordem e amparo a todos que, na maioria, nunca receberam reconhecimento de suas famílias.
Com fotografias lindas (claro, minha Bahia é massa!), trilha sonora emocionante que só cabia Carlinhos Brown a fazer, o filme minimiza o impacto da denuncia que o livro traz, e torna-se mais "politicamente correto" para uma melhor aceitação ao mercado que se tem hoje, onde tudo é crime no que diz aos direitos das crianças. Foi uma cartada coringa que a diretora fez em formar o elenco das crianças com meninos de ongs em Salvador. Deu mais identidade no filme, porem não se pode exigir tanto de pequenos atores em formação.
Se for asisti te digo, Bahia é aquilo alí mesmo, não muito forçado como aconteceu com o seriado "Ó paí ó" que puxaram um pouco mais para o humor, e bem longe (muuuuuuuuuuuito longe) das novelas globais, o sotaque,giria e dialogos é aquilo mesmo e adoro essa visão dos diretores em valorizar isso.
É um tanto suspeito eu falar de qualquer coisa que mostre Salvador, sou encantada por essa terra abençoada, que me apaixonei desde o primeiro minuto que cheguei aqui. 
Claro, não da pra fechar os olhos e passar batido diante de seus pontos negativos e um deles, eu não négo que seja, a falta de educação do povo (muitas vezes me irrito com tamanha folga e displicência). Mas  ao mesmo tempo é justamente esse povo que torna a Bahia unicamente linda! É aqui que se encontra a essência do brasileiro, alegre, criativo, genioso, que necessita do contato da pele, do calor humano, sem preconceitos e que reconhece sua força e não tem medo de afrontar o "imperialismo imposto".  
É nessa terra que conhece a idependencia atraves do sangue das tropas baianas que lutaram bravamente contra portugal e não apenas por um grito a margem de um rio! Na terra de todos os santos que o respeito as religiões acontece, apesar de suas carolas de um lado e mães de santos do outro, a maioria é um pouco de catolico e candomblé.
Sem duvida a maior riqueza da Bahia são os baianos...

...onde cada um é um pouco de Jorge Amado, Castro Alves, Raul Seixas, Maria Bonita, Antonio Conselheiro, Caetano Veloso...um menino como Pedro Bala que nos olhos de criança mostra o anseio por liberdade! 



o final é arrepiante!



4 comentários:

  1. Gostei de ler seu ponto de vista. Não tinha intenção de ver o filme antes. Vou assistir =]
    Abraço e bom dia pra vc

    ResponderExcluir
  2. Selminha, ainda não vi esse filme, mas quero muito ! Não conheço a Bahia, no fim do ano vou para Itacaré, dizem que é lindo !

    Sobre parto normal, minha cunhada conseguiu um médico velhinho que adoooora fazer parto normal ! rss Foi indicação ! Ele faz plantão em hospital público, é super experiente ! Conduziu o parto de uma maneira ótima ... Se fosse qualquer outro médico com certeza teria virado cesárea ... Ele foi paciente, esperou até 41 semanas, foi monitorando ... Minha cunhada falou que foi dolorido e cansativo, mas valeu à pena ! Tudo como a natureza manda ! Poucas horas depois ela já estava andando, abaixando, pegando o nenê, nossa, ninguém falava que tinha acabado de parir ! Diferente de quem faz uma cesárea neh, com o corte na barriga a pessoa fica meio adoentada, é uma cirurgia ... Ela contou que imediatamente quando o bb saiu da barriga já colocaram ele pra mamar, e o bichinho ficou grudado no peito mais de meia hora ! rsss Lindo, lindo !

    Se um dia eu for ter bb vou querer o mesmo médico !!!
    :-)

    Bjsssssssss

    ResponderExcluir