quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Os sorvetes da Bahia

Eita terrinha para se ter sorvete bão!
Aquele tipo de picolé que parece fruta no palito, aquele sorvete que nem de longe da pra perceber a química que se tem, é coisa de louco, se não controlar...ai ai  viu!!!!E numa terra onde parece ser verão praticamente o ano todo, é uma desculpa bem plauzivel para se incluir sorvete na dieta (ok, to exagerando...não é bem assim né!).
Mesmo estando nesse paraíso do ice cream eu ainda carrego o sonhos de consumo de ter uma sorveteira, há anos venho pesquisando essa tralha de cozinha, mas até agora o preço não compensa. Primeiro pq já já estarei fazendo minha cirurgia e isso seria um perigo, segundo pq sei que um dia vou deixa-la entulhada no fundo do armário da cozinha até me esquecer dela como esqueci de minha centrifuga que comprei quando levava uma vida saudável de suquinhos no desjejum e academia as 6 horas da matina (saudades....).Outra coisa que ainda não me faz comprar é que até hj não sei se o resultado do sorvete é o mesmo daqueles que a gente faz na batedeira. Já perguntei para todos os blogs estrelinhas de culinária que sigo sobre isso, mas é impressionante parece até uma maldição, quanto mais visitado é o blog, menos retorno dos autores nós temos, até agora nenhuma resposta eu recebi!
Mas mesmo assim, se caso comprar uma maquininha dessas, ela será no mínimo uma usada esquecida em alguma loja de conserto eletronico ou em um brechó, um verdadeiro tesouro que tenho esperança de um dia encontrar.
Bom, voltando ao assunto dos sorvetes soteropolitanos, deixo aqui algumas dicas de degustação para os interessado quando vierem visitar a bahia!

A mais famosa da bahia, SORVETERIA DA RIBEIRA
É considerada parada obrigatória para turista, tanto que é roteiro daqueles onibus turísticos. Vale a pena pela variedade de sabores, tem muito sorvete de tudo quanto é tipo de fruta da região, até hoje não experimentei todos! Outro ponto positivo é sem duvidas a vista, apesar da sorveteria ter um salão gigante com várias mesas, se o passeio por lá for pelo final tarde, vale a pena atravessar a avenida e ficar curtindo a vista da marina e a brisa que tem por lá!

foto arquivo 2007

O picolé mais famoso das praias, CAPELINHA
Preste atenção, o original é aquele que tem o nome gravado no palito!É comum ver os sorveteiros ambulantes pelas praias de salvador, normalmente eles são mais frequentes nos finais de semana, você sabe que o picolé é o próprio quando eles começam a gritar "Oooolha o capelinha, capelinhaaaaa..."
Eu indico o de amendoim, mas os de frutas são irresistíveis, manga, caja, graviola chegam a ser macios de tanta polpa que tem!

foto arquivo 2009 de quando fazia estoque em casa esse é de amendoin

As casas de sucos, a minha preferida é o ÁCIDOS NATURAIS
Já foi moda e bombou há alguns anos atrás, mas até hoje as casas de sucos são lembradas pelas tigelas de açai e sanduiches naturais. Eu particularmente não gosto de açai, tem gosto de terra e é muito forte, o que me motiva a ir não são nem os sanduiches (prefiro subway) e sim  a tigela de cupuaçu, pesso uma grande pra dividir ou então uma média pra degustar sozinha...hehehehe!
O Ácidos Naturais tem dois endereços, a que prefiro ir fica no IMBUÍ, bem na revitalização que a prefeitura fez em cima de um canal. Tem toda uma infraestrutura bacana (uma verdadeira praça sec XXI), com quiosques padronizados com diversos barzinhos lancherias e restaurantes, pista de skate, area de caminhadas, parquinho pra crianças, quadras de volei, basquete, futebol. O estacionamento fica ao longo dessa área, e até Wi fi gratuito da prefeitura tem ...muito bom! O ponto fraco é a falta de árvores por conta de que a praça é nova.
O quiosque do Ácidos fica bem no inicio (sentido orla, paralela), é o único com cadeiras laranjas e o estacionamento é bem do lado (sentido paralela, orla).  Tbm indico ir pelo meio da tarde quando o sol não esta tão forte por ser ao ar livre a praça de alimentação.
Para conhecer o sabor, não invente de comprar os sabores misturados, tem uma tigela que coloca banana ou morango...eu acho que estraga o sabor, tira totalmente as caracteristicas do sabor natural da fruta,  se fosse pra sentir morangos eu compraria um sorvete industrializado da kibom!

tigela média de cupuaçú bomba atomica

Big Muqueca na Pedra Furada
Eu já falei dele por aqui, mas não tem como falar de sorvetes e não dizer do melhor que já experimentei em minha vida! Acho que nem marca tem (vou procurar saber), é caseiro mesmo..
Ele nem é vendido em casa especializada, é um restaurante que o carro chefe é muqueca e mariscadas e deixa esse tesouro gelado esquecido num freezer feinho do lado dos sorvetes da nestle para alguém que queria um docinho de sobremesa.O problema é que nem sempre se tem disponível, a distribuição é meio falha e os sabores são poucos, mas deliciosos, o que tiver eu garanto...é perfeito! O mais irresistível é do chocolate africano, ele é meio amargo com pedaços de chocolate no meio, simplesmente fantastico...gourmet mesmo!O lugar também não é facil para turista ir, é coisa que só baiano sabe, rs. Mas para quem quiser arriscar pedra furada é considerada rota gastronomica da cidade, tem vários restaurante de comida baiana e disponibiliza de uma vista fantástica da baia de todos os santos. Esse restaurante em especial, fica um tanto afastados dessa badalação, tem que descer a ladeira ingrime, passar pela fonte e caminhar pela rua de casinhas simples e quase na esquina da rua que beira o mar esta lá a reliquia!
Indico tomar o sorvete vendo a vista do mar (vc tem que ir pra rua) é magico!

 eu, a vista e o sorvete mais gostoso do mundo

Não tem erro, tenho certeza que em matéria de se refrescar com sorvetes, aqui na Bahia somos bem servidos. E aos visitantes deixo com toda a garantia que não iram se arrepender em experimentar todos eles!!!
Alem desses, fiquem a vontade de experimentar o sorvete das sorveterias da  ACUBANA, AMARALINA, BARRA, PERINI

 Mais uma descoberta, vendido nas entranhas de um bairro popular

11 comentários:

  1. Agradeço D'us Pai por ter conhecido essa terra maravilhosa, cheia de sabores, cores, cultura e delícias.... todo dia, algo me lembra, nem que seja de longe, a Bahia!!! I DON'T WANT TO STAY HERE, I WANT TO GO BACK TO BAHIA EH HE!!!!

    ResponderExcluir
  2. eu quero comer todos, eu quero comer a sorveteria inteiraaaaaaaaaaaa!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oláá,
    acredita q fui em Salvador mês passado e não fui na Sorveteria da Ribeira?! que pecado!!!
    Mas realmente, a BAHIA É LINDA, pena q tem esses robleminhas q vc citou por exemplo.....mas nada é perfeito né?!
    Pretendo voltar, com certeza!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. selminha, adoro capelinha, moro perto da pedra furada e não comi ainda esse sorvete, não conheço o Acidos...bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu me apaixonei pela Sorveteria da Ribeira. Meu Deus, o que é aquilo? Pena que fiquei hospedada na Barra, senão teria experimentado um montao. Amei o de doce de leite.

    Ai que vontadeeeee!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  6. Eu como boa baiana não dispenso o sorvete de umbú da S. da Ribeira e não troco o picolé de coco capelinha por nenhum outro sabor. Temos até um picoleteiro delivery. Ele vem de motoca até nossa casa e compramos toda semana 30 picolés, sendo 20 de côco..hehehehehehe....ô dieta, mas como diz minha amiga - picolé é de fruta e fruta não engorda! hahahahahaha....

    Outro imbatível que não vi em sua lista - sorvete de morango da Perine - ninguém faz igual.

    Lindas fotos....bahia é terra abençoada! Li no livro de Caribé, a entrevistadora perguntou: O senhor é baiano? Ele responde, Não, não mereci.....

    claro, me achei um ser superior..hahahahaha...

    E qnt a cirurgia. pois é. Contratei um personal com 1 mês exatos de operada e iniciei 3x na semana e assim estou até hj, prestes a completar 1 ano de operada, 33kgs a menos e muita saúde e felicidade pra esbanjar! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Selminha, obrigada pelos elogios, mas vc é exagerada ! rsrsrsrsrss
    Aquele vestido na verdade não é vestido, é saída de praia mesmo, da Blue Beach, adorei quando vi e tive que comprar, achei tão bonitinho ... =)
    Eu que só tenho opção de sorvete "ruim" ando super viciada, ainda bem que não tenho essas delícias aí da Bahi de fácil acesso ... E olha, sorvete desce muuuito bem pra mim ! rsrsrsrsrss

    Beijão

    ResponderExcluir
  8. esses dias tive o prazer de estar por ai... e provei um de tapioca um de prestigio romeu e julieta e de brownie Senhor!!!! Senhor!!! quequera aquilo! com toda certaza os melhores sorvetes da minha vida!

    Um beijo =)

    ResponderExcluir
  9. Oii! Sou nova no ramo dos "blogs pra emagrecer" rs e adorei o seu!!! Vou seguir, ok? Bjooo

    ResponderExcluir