sexta-feira, 24 de maio de 2013

Folha publica um alerta sobre bariatrica

matéria legível aqui

 No Facebook, anda rolando uma matéria da Folha publicada há 7 anos atrás, que fala sobre a grande probabilidade dos pacientes de bariátrica voltarem a engordar!
Apesar da matéria ser superficial, sensacionalista, partidária, manipuladora, desatualizada, incompleta e confusa (ao meu ver). O dado sobre o perigo em um gastroplastizado voltar a engordar é real!
E como venho falando nos últimos dias por aqui, a maior preocupação que tenho é embasada nessa estatística de que  faço parte!
Voltar a engordar depois de 2 anos da gastroplastia é o esperado. Os pacientes que fizeram e pessoas que estão interessadas em fazer, são informadas desse processo quando conversam com seu cirurgião e/ou equipe multidisciplinar de gastroplastia. Isso é a primeira coisa que deve estar claro e evidente!
Porem, a engorda saudável fica em torno de 7% a 8% do que foi eliminado no primeiro período do processo. 

Ou seja, no meu caso se eu perder 45kg em 2 anos (estamos rezando pra isso!), meu organismo lindo vai conseguir recuperar 4kg, se tudo correr perfeitamente, isso quer dizer:
- Tornei como habito uma alimentação controlada e saudável;
- Sou fiel ao que me propus de nunca mais tomar refrigerante, bebidas prontas e açúcar refinado em demasia;
- Não ser sedentária, encontrar uma maneira agradável e eficiente em botar o corpitcho pra mexer
- E nunca, NUNCA MAIS, me enganar dizendo que não sei como consigo engordar tanto!

Caso contrario, se engordar 10, 20, 30kg do que emagreci na lua de mel (os dois primeiros anos da gastroplastia é um sonho!), isso quer dizer que:

- Estou tão extasiada com a magia dos primeiros meses de emagrecimento, que acho que nunca mais vou engordar e posso tudo!
- Achar que alimentação é comer pouco independente da qualidade, ou seja, posso me entupir de milk shake, bebida alcoólica e super calóricas, que posso comer brigadeiro no lugar do almoço e continuar assaltando a lata de leite condensado na geladeira quando ninguém ta por perto!
- Nem ligar pra ter uma atividade física e que se fizer uma plástica tudo ficará lindo!
- Continuar me tratando como uma criança mimada que não pode sentir vontades.

Essa é a diferença entre pacientes que voltam a engordar e os que apenas recuperam uma pequena porcentagem do peso eliminado na gastroplastia!
O lance é a cabeça, se a cirurgia fosse no miolo tudo ficaria lindo. Mas a cirurgia é apenas uma "coleira" no estômago que se o peão for matuto, vai folga-la na maciota e quando menos esperar, estará comendo tudo e mais um pouco!

É por isso que não me acomodo em meus 64kg, estou bem, estou magra, porém se colocar 8% de engorda, subo para 68kg que é perto de 70kg e que não tenho saudade nenhuma dessa vida de sobre peso!
Estou a partir desse mês, até janeiro próximo, convicta em emagrecer e conquistar minha margem de segurança no peso!
Vou ficar um esqueleto...provavelmente, mas será minha estratégia para ficar no peso sonho que estou hoje, lá no futuro!

Sobre os outros pontos abordados de forma medíocre na matéria, como alcoolismo e queda de cabelo...é de extrema importância o paciente ser acompanhado por um psicólogo e um nutricionista, pelo menos no primeiro ano de gastroplastia. Para ter apoio e orientação e não sofrer com isso! Esse assunto vai ser abordado com mais afinco por aqui em outro post, merecendo  a devida atenção que tem!

11 comentários:

  1. Já li muito sobre isto e é a pura verdade, se não fizer RA as pessoas gastroplastizadas voltam a engordar SIM, é ilusão pensar ao contrario, infelizmente é assim colegas, então bora se mexer e se alimentar corretamente para nunca mais voltarmos ao estado incial...bjs

    ResponderExcluir
  2. Vou operar dia 01, luto a vida toda com a obesidade. Quando procurei o médico há 1 ano e meio atrás ele disse que se eu quisesse em 1 semana faria todo o pré operatório e em menos de 1 mês me operaria. Confesso que a tentação foi grande, mas optei por adiar a cirurgia cuidar do psicológico. Desde então faço terapia 2 vezes na semana e frequento quinzenalmente um grupo de apoio, fiz tudo isso justamente porque não quero passar por tudo isso e voltar a ser obesa. Quero que seja um passo definitivo. Acredito que o fato das pessoas acharem que essa cirurgia é milagrosa é o principal fator de voltarem a engordar. Muito útil seu post sobre esta conscientização. Parabéns.
    Bjs
    Laureane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADOREI SUA POSTURA!
      quanto mais apoio tivermos nesse processo de aprendizagem melhor!Pesquisar sobre a cirurgia, se inteirar das técnicas e começar a entender o que se passa dentro de nossa cabeça é a melhor forma para se ter sucesso!

      PARABÉNS!

      Excluir
  3. Isto é assustador, mas se conseguimos eliminar tantos kgs, podemos conseguir manter. Foco, força e coragem!!!!

    ResponderExcluir
  4. Emagrecimento via cirurgia bariátrica e emagrecimento via Vigilantes do Peso ou Meta Real, etc. têm o mesmo final: faz a pessoa emagrecer... mas o corpo (organismo...metabolism) quer e vai insistir em recuperar a princípio 10% do peso mínimo a que a pessoa chegou. Isso acontece com toda forma de emagrecimento. Uma vez recuperados os 10% do peso atual, daí sim é um passo pra outros 10% e assim vai. Toda pessoa que se submeteu à cirurgia bariátrica enfrenta isso e precisa encarar que a realidade é ou será fazer como a Lu Francesa tem feito... engordou? Entra num regime antes do peso chegar aos 10% a mais. Emagreceu o que queria? Manutenção. E isso é pra vida toda; portanto ao engordar 5% do peso ideal, a pessoa já tem de fazer um regime que sabemos como deve ser. Carnie Wilson, americana, fez a cirurgia bariátrica duas vezes... na primeira vez emagreceu uns 70kg... depois de 12 anos, cansada de lutar com a balança e tendo recuperado quase 50kg do que havia emagrecido, submeteu-se a uma segunda cirurgia (primeiro foi by-pass e depois anel ao redor do estômago) Pra quem entende inglês poderá ver o video sobre http://www.youtube.com/watch?v=F-PrmrE89fA
    IMC 27,8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado sobre o exemplo da Lu Francesa, com certeza ela é a única pessoa que acompanho, pelo blog desde 2004, que mantém o processo de manutenção e não voltou a engordar mais!

      Excluir
  5. esclarecimento:
    Lu Francesa não fez cirurgia do estômago, mas é um bom exemplo pq ela emagreceu mais de 40kg com o VP há pelo menos 5 anos.
    IMC 27,8

    ResponderExcluir
  6. http://bavaroski.wordpress.com
    O rapaz do blog apresenta assunto de interesse de quem está entre fazer a cirurgia by-pass/Fobi-Capella ou a Sleeve. Ele foi "cirurgiado" há uns 7 meses e compara os dois métodos.

    ResponderExcluir
  7. excelente matéria Selma e assustadora ao mesmo tempo....viver de olhos abertos e boca fechada =#

    ResponderExcluir
  8. Não concordo com a bariátria. Estão operando praticamente qualquer um que queira. Igual a operação de seios...Antes só realmente quem necessitava, hoje até meninas de 15 aos estão operando os seios...Kd a força de vontade? Foco? As pessoas buscam o mais fácil...Ai vc pode pensar...Esse cara sabe o que esta falando? Sim...Perdi 70kg e nunca mais engordei...Questão de Força, foco e Fé.

    ResponderExcluir
  9. Não concordo com a bariátria. Estão operando praticamente qualquer um que queira. Igual a operação de seios...Antes só realmente quem necessitava, hoje até meninas de 15 aos estão operando os seios...Kd a força de vontade? Foco? As pessoas buscam o mais fácil...Ai vc pode pensar...Esse cara sabe o que esta falando? Sim...Perdi 70kg e nunca mais engordei...Questão de Força, foco e Fé.

    ResponderExcluir